À minha volta o mar brilhava sob o céu. Cintilava! Pequenos laivos brancos de espumas sobressaiam no azul.
Tinha medo, tinha medo do que me iria acontecer. Dos rostos que iria ver. Seriam tristes e amargurados? Ou alegres e entusiasmados?
O barco era pequeno, de madeira, não trazia muitos passageiros.
Um homem com um rosto tranquilo aproximou-se de mim e disse:
- Bom dia! Olá pequena história! Gostas da paisagem?
E eu respondi: o mar é muito bonito, grandioso e temeroso por um lado, e tranquilizador e relaxante, por outro. Faz-nos pensar...
Sabes história, disse o homem, por vezes é preciso pensar, mas os homens que fizeram História, foram os homens e mulheres que além de pensarem, agiram! E pelos seus actos fizeram História. E essa história é real, faz parte de nós e ensina-nos para agirmos no futuro.
A História olhou para os olhos ternos e brilhantes do homem, um mercador experiente, e pensou que se calhar nem sempre era bom andar à deriva, levada pelas ondas como as deste belo mar. Por vezes era preciso procurar o nosso caminho.
E no seu pequeno coração um pedaço de esperança começou a crescer. E pensou que talvez a sua história se tornasse realidade... E pudesse ser feliz.
O seu coraçãozinho ficou mais aconchegado e mais forte para lutar contra a ansiedade e o medo que sentia do futuro, ou do que ia acontecer, quando aquele barco atracasse."
Sem comentários:
Enviar um comentário